25 agosto 2013

Por que os consumidores se tornam fãs de marcas no Facebook

Entenda quais os motivos levam os usuários a curtir as fan pages das empresas e veja como corrigir erros na rede social
Alguma vez você já se perguntou por que as pessoas decidem se tornar fãs de páginas do Facebook? Compreender estas razões pode ajudar a empresa ou marca a desenvolver melhores estratégias e alavancar o negócio. Pensando nisto, a Syncapse publicou uma pesquisa realizada com cerca de 2.000 norte-americanos que aponta os motivos pelos quais os consumidores se tornam fãs de páginas do Facebook ligadas às marcas.

De acordo com o estudo, não há uma razão dominante. Confira a seguir os 10 motivos que levam os consumidores a se tornar fãs de páginas de produtos na rede social:
# 49% – Para apoiar a marca que eu gosto
# 42% – Para conseguir um cupom ou desconto
# 41% – Para receber atualizaçoes sobre as marcas que eu gosto
# 35% – Para participar de concursos
# 31% – Para compartilhar minhas experiências pessoais
# 27% – Para compartilhar meus interesses/estilo de vida com os outros
# 21% – Para pesquisar marcas quando estava procurando por produtos/serviços específicos
# 20% – Meus amigos já eram fãs
# 18% – Publicidade (TV, online, revista) me levou a curtir a marca
# 15% – Alguém recomendou que eu curtisse a marca

O estudo aponta  que os usuários são levados a se tornar fãs das páginas por motivações de cunho emocional. O estudo da Syncapse também descobriu que 78% dos fãs do Facebook de uma marca também são os atuais usuários de produtos ou serviços da empresa. Mas isso não é uma regra. A BMW é uma exceção significativa, com apenas 36% dos seus fãs sendo clientes.
O Syncapse levou em conta vários fatores no estudo, incluindo os gastos, a lealdade, a propensão a recomendar, custo de aquisição e afinidade com a marca para responder a esta pergunta. O relatório se mostrou uma fonte valiosa de informações que até então, os empresários quebravam a cabeça para descobrir.
 Confira o relatório completo das pesquisas aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário